segunda-feira, 28 de novembro de 2011

projeto trânsito

Projeto Transito

1- OBJETIVOS:
- Desenvolver os valores essenciais à vida plena e à convivência socialmente justa por meio da Educação e do Ensino para o Trânsito.


1.1- OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

Destacamos que esses objetivos específicos desse Projeto se baseiam principalmente em Lobo (2008) e Vieira et al. (2008), e são:

-  Identificar a Educação para o Trânsito como fator de segurança pessoal e coletiva;
- Conhecer a historia dos meios de transportes;
- Reconhecer os meios de transportes aéreos, aquáticos e terrestres;
- Colaborar para a formação de comportamentos que proporcionem segurança no trânsito e os comportamentos que proporcionem ou comprometem essa segurança;
- Registrar comportamentos dos motoristas e pedestres nas vias públicas;
- Analisar atitudes positivas e negativas, comparando-as com as normas estabelecidas no Código Nacional de Trânsito;
- Observar o movimento de pessoas dentro da Escola;
- Analisar a influência do espaço e a direção na circulação interna da Escola;
- Identificar regras de circulação como fatores importantes na ordem e segurança da Escola;
- Saber reconhecer e interpretar as principais formas de sinalização no trânsito;
- Conscientizar sobre a relevância dos primeiros socorros;
- Desenvolver a atenção e a percepção, aplicando-as à obediência à sinalização de trânsito;
- Trabalhar as virtudes importantes na vida em sociedade, tais como: paciência, tolerância, responsabilidade, coleguismo, humildade etc.

2- JUSTIFICATIVA

O “Projeto Trânsito na Escola” busca “contribuir efetivamente na preservação, na redução dos acidentes e auxiliar na conscientização e conhecimento quanto à proteção da vida, para a paz no cotidiano dos espaços rurais e urbanos. Também tem como meta levar ao entendimento dos educandos, a importância e a relevante prática que se faz necessária no bom relacionamento de todos os cidadãos que fazem parte do trânsito, bem como a devida e indispensável atenção e respeito, para que haja a harmonia tão almejada, os bons hábitos e as atitudes adequadas” (Bogue et al., 2008).

  1. PARCERIAS DO PROJETO

    O “Projeto Trânsito na Escola” será executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas.

    - Secretaria Municipal de Trânsito;
    - Departamento Estadual de Trânsito;
    - Polícia Militar;
    - Associação Municipal de Auto Escolas;

    No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.


    4. ATIVIDADES DO PROJETO TRÂNSITO NA ESCOLA

    O presente “Projeto Trânsito na Escola” será trabalhado ao longo de todo ano letivo, por todos os professores e demais funcionários da Escola, de forma interdisciplinar, procurando integrar o assunto em diversas situações de pesquisa e atividades que envolvam criatividade e participação efetiva dos alunos, educadores e comunidade escolar.

    Dessa forma, a equipe pedagógica da Escola utilizará de uma gama enorme de estratégias para abordar a temática, e assim alcançar os objetivos do “Projeto Trânsito na Escola”. Logo a seguir são apresentadas as diversas atividades trabalhadas em “Classe” e “Extra-classe”.

    5- ATIVIDADES EM CLASSE


    Relembramos que existem diversos exemplos de projetos pedagógicos que tratam dessa temática, em diferentes localidades do Brasil.
    Como proposta de abordagem do tema, o professor poderá realizar debates e discussões em classe enfocando assuntos diversos, como por exemplo: (1) desobediência à sinalização; (2) organização em sala de aula, no pátio, na calçada, na rua, no ônibus; (3) comportamento no interior do veículo; (4) comportamento das pessoas como motorista, ciclista, motociclista e pedestre; e (5) consciência da realidade, da mudança, da política social e consciência cidadã.

    Outra atividade a ser trabalhada é a produções de textos, tais como: (1) convivência entre as pessoas em sociedade; (2) a vida e a sociedade em que vivemos; (3) interpretação de textos jornalísticos que tratam o trânsito da cidade; (4) análise de dados estatísticos sobre frota de veículos e número de acidentes; e (5) estudo dos meios naturais construídos pelo homem, que fazem parte do contexto social dos alunos e ampliação da visão de mundo.

    Para complementar tais atividades, sugerimos: (1) realização de trabalhos de casa, que podem ser individuais ou em grupo; (2) pesquisas em instituições públicas ou na internet; (3) entrevistas com guardas de trânsito e outras pessoas; (4) criação de poesias, músicas, cartazes, paródias, tabelas, gráficos, mapas e maquetes; (5) realização de apresentações de teatro e dramatizações; (6) realização de concurso de desenhos e redações com temática trânsito; (7) criação de um código escolar para o trânsito nas dependências da Escola; e (8) mapeamento do percurso escola/casa; e (9) apresentação de documentários em DVD.

    Informamos também que a equipe pedagógica da Escola terá liberdade para trabalhar esse Projeto de forma a potencializar os resultados. Dessa forma, os professores poderão usar os seus conhecimentos e usa vivência prática para adaptar conhecimentos e sugerir modificações, sempre buscando a formação plena dos alunos. Querendo enriquecer suas aulas e trabalhos, os professores poderão agendar palestras com profissionais ligados à segurança no trânsito, como por exemplo: (1) dos órgãos responsáveis pelo trânsito, (2) profissionais de saúde, e (4) Polícia Militar.

    Trabalhar o trânsito de forma ampla e participativa permite aos alunos analisar os problemas, as situações e os acontecimentos dentro de um contexto e em sua globalidade, utilizando, para isso, os conhecimentos presentes nas disciplinas e sua experiência socio-cultural (Faria, 2008).

    Abaixo apresentamos idéias de conteúdos que podem ser trabalhados nas diferentes disciplinas, sempre com enfoque multidisciplinar.

    CONTEÚDO A SER TRABALHADO EM SALA DE AULA

    A) PORTUGUÊS
    - Leitura de textos sobre trânsito,
    - Elaboração de redações e poesias com essa temática,
    - Interpretação de placas de trânsito com os seus significados,
    - Pesquisas dos fatos e noticias  de acidentes causados no trânsito na cidade,
    - Debates e apresentação de vídeos.

    B) MATEMÁTICA
    - Desenhos geométrico,
    - Cálculo das multas de transito,
    - Elaboração de gráficos de acidentes de trânsito.

    C) FÍSICA
    - Estudo da velocidade dos veículos,
    - Estudo do atrito,
    - Direção dos ventos e os balões,
    - Estudo das marés e correntes marítimas.

    D) ARTES
    - Composição de músicas e paródias,
    - Cores dos semáforos,
    - Organização de teatros e dramatizações,
    - Desenhos de faixas educativas, e sinais de transito,
    - Recortes e confecção de meios de transportes com utilização de materiais recicláveis.

    E) HISTÓRIA
    - História dos meios de transporte,
    - Origem e aspectos das profissões ligadas ao trânsito,
    - As grandes navegações – as caravelas portuguesas e espanhóis.

    F) GEOGRAFIA
    - O trânsito urbano, rural e nas grandes cidades,
    - Noção de espaço das vias urbanas e ciclovias,
    - Estudo de mapas de rodovias e estradas vicinais,
    -  Conhecimento das leis que regulamenta e instilucializam os espaços,
    - Estudo da altitude, latitude, longitude e coordenadas geográficas com ênfase nos trasnportes aéreos e marítimos.

    G) CIÊNCIAS/ MEIO AMBIENTE
    - Primeiros socorros,
    - Poluição do Ar,
    - Aquecimento Global,
    - Combustíveis fósseis e biocombustíveis.


    6. RECURSOS HUMANOS E MATERIAIS

    Este tópico reúne todas as informações sobre os recursos humanos e materiais necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola”.

    6.1 RECURSOS HUMANOS

    Nesse tópico “Recursos Humanos”, trazemos apenas a relação das pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que  será atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Escola ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.

    - Equipe pedagógica da Escola;
    - Equipe administrativa da Escola;
    - Representantes da Polícia Militar;
    - Representante do Departamento Estadual de Trânsito;

    6.2 RECURSOS MATERIAIS

    Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários para a execução do “Projeto Trânsito na Escola”.

    A – MATERIAL DIDATICO
    Resma de papel A4,
    Cartolinas e papel crepom,
    Tesouras, cola branca e fita adesiva,
    Pincel atômico,
    Pincel para pintura,
    Tinta guache,
    Caixas de lápis-de-cor,
    Caneta hidrocor,
    Revistas, jornais, gibis e folhetinhos,
    etc.

    B – MATERIAL DE APOIO
    Aparelho de DVD,
    TV,
    Filmes de DVD,
    Aparelho de som portátil,
    CD's diversos,
    Máquina fotográfica digital.


    7. AVALIAÇÃO

     A avaliação do “Projeto Trânsito na Escola” se dará durante todo o processo pedagógico, de maneira que os profissionais de educação e demais colaboradores possam obter informações e dados indicativos do aprendizado que pode ser medido através da participação, interesse, entusiasmo e desenvolvimento das práticas em “Classe” e “Extra-classe”.

    Além disso, o professor e a equipe administrativa da Escola poderão observar a mudança de comportamento, de atitude, de postura ética e moral, nos educandos e demais segmentos da Escola. Isso será observado na convivência social, no contexto do trânsito enquanto pedestres, ciclistas, passageiros e futuros condutores.

8. BIBLIOGRAFIA

Bogue, E.A.T.; Ferreira, M.A.S.; Silva, M.H.G. 2008. Trânsito - “Educação, Participação e Consciência”. Curso de Mídias na Educação – Ciclo Básico – Universidade Federal de Campo Grande (MS). 7p.

BRASIL. 1997. Lei Federal nº 9.503, de 23 de setembro de 1997. Institui o Código de Trânsito Brasileiro. Diário Oficial da União, Brasília (DF), 24 de setembro de 1997.

BRASIL. MEC / Secretaria de Educação Média e Tecnológica. 1999. Parâmetros Curriculares Nacionais. Ensino Médio. Brasília (DF).

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